PSICOPEDAGOGIA
Dificuldades de aprendizagem
Após realizada a avaliação e diagnóstico, o apoio centra-se na reeducação e treino da leitura, escrita e cálculo; estimulação da memória; treino de capacidades de concentração/atenção; estimulação e treino cognitivo; organização de métodos de estudo, etc.
Dificuldades Sócio-Afectivas/Comportamentais
Apoio ao desenvolvimento de competências sócio-afectivas, bem como, realização de programas psicopedagógicos no caso de: hiperactividade, problemas graves de comportamento, auto-estima deficitária, atitudes anti-sociais, dificuldades de integração no grupo, ansiedade face aos exames, etc.
Apoio e orientação a pais
Em toda a intervenção que se desenvolva com crianças e jovens, é importante a participação activa dos pais ou dos agentes educativos responsáveis pela criança. Ao longo de todo o processo de intervenção.
Psicologia Educacional
Avaliação e intervenção em dificuldade de aprendizagem, actuando aos seguintes níveis:
- Estimulação do desenvolvimento Cognitivo;
- Reeducação e treino da leitura, escrita e cálculo;
- Métodos de estudo;
- Orientação escolar e profissional.
Psicologia Clínica
Intervenção em dificuldades de natureza psicológica em crianças e adolescentes (dificuldades de relacionamento, alterações do comportamento e dificuldades emocionais).
Hoje em dia vêem-se, cada vez mais, crianças agressivas, nervosas e com doenças provocadas pela agitação da vida moderna. Ou, por outro lado, crianças introvertidas, fechadas em si, sem a alegria e vitalidade que deveriam apresentar. Além disso, há muitas crianças com baixo rendimento escolar que não é justificado pela falta de capacidades cognitivas e de aprendizagem mas sim, por problemas de génese unicamente emocional.
Os pais e educadores responsáveis devem estar atentos para estes e outros problemas que, se não agora mesmo, mais tarde, tornar-se-ão muito mais sérios, podendo comprometer a adolescência e a vida adulta destas crianças.
Avaliação Psicológica, Psicopedagógica e Diagnóstico
Exame de Funcionamento psicológico: intelectual, emocional e comportamental. Consiste na avaliação psicométrica, através de testes estandartizados e aferidos, segundo as solicitações clínicas. Abrange desde os testes cognitivos, neuropsicológicos, da personalidade, psicopatológicos e de orientação vocacional.
A avaliação psicológica é o primeiro passo para o delineamento e eficácia do tratamento ou acompanhamento. Através da avaliação psicológica informamos o cliente sobre o seu estado de funcionamento psicológico, detectando as áreas em pleno funcionamento e as áreas em que apresente algumas dificuldades.
Crianças:
Avaliação do desenvolvimento cognitivo/intelectual;
Avaliação do desenvolvimento da linguagem e da motricidade;
Avaliação das competências escolares e despiste de dificuldades de aprendizagem (dislexia, dificuldades atenção/concentração);
Avaliação da personalidade e do desenvolvimento sócio-afectivo (dificuldades de relacionamento, distúrbios de conduta, hiperactividade, depressão, ansiedade, etc).
Adolescentes:
Avaliação cognitiva/intelectua
Exame da personalidade e do funcionamento emocional;
Orientação vocacional e profissional (proporciona o auto conhecimento a nível de interesses e aptidões, bem como a aquisição de competências de tomada de decisões).
Apoio e acompanhamento Psicológico
A consulta de apoio e acompanhamento psicológico tem como objectivo o bem-estar individual após delineadas as estratégias de intervenção face a diferentes dificuldades pessoais e interpessoais.
Após a avaliação psicológica e identificação do problema alvo. É traçado um plano de intervenção que visa resolver as dificuldades da criança, jovem ou adolescente, procurando uma melhoria na qualidade de vida, quer a nível das relações interpessoais, quer no desempenho profissional, escolar ou na capacidade para lidar com as emoções e com as vicissitudes da vida.
Nota:
Todos os serviços são realizados individualmente pela psicóloga e o cliente;
AVISO LEGAL: