Template Topo
Botao de Menu
imagem de topo de psicopedagogia

PSICOPEDAGOGIA

Dificuldades de aprendizagem

Após realizada a avaliação e diagnóstico, o apoio centra-se na reeducação e treino da leitura, escrita e cálculo; estimulação da memória; treino de capacidades de concentração/atenção; estimulação e treino cognitivo; organização de métodos de estudo, etc.

Dificuldades Sócio-Afectivas/Comportamentais

Apoio ao desenvolvimento de competências sócio-afectivas, bem como, realização de programas psicopedagógicos no caso de: hiperactividade, problemas graves de comportamento, auto-estima deficitária, atitudes anti-sociais, dificuldades de integração no grupo, ansiedade face aos exames, etc.

Apoio e orientação a pais

Em toda a intervenção que se desenvolva com crianças e jovens, é importante a participação activa dos pais ou dos agentes educativos responsáveis pela criança. Ao longo de todo o processo de intervenção.

Psicologia Educacional

Avaliação e intervenção em dificuldade de aprendizagem, actuando aos seguintes níveis:
- Estimulação do desenvolvimento Cognitivo;
- Reeducação e treino da leitura, escrita e cálculo;
- Métodos de estudo;
- Orientação escolar e profissional.

Psicologia Clínica

Intervenção em dificuldades de natureza psicológica em crianças e adolescentes (dificuldades de relacionamento, alterações do comportamento e dificuldades emocionais).

Hoje em dia vêem-se, cada vez mais, crianças agressivas, nervosas e com doenças provocadas pela agitação da vida moderna. Ou, por outro lado, crianças introvertidas, fechadas em si, sem a alegria e vitalidade que deveriam apresentar. Além disso, há muitas crianças com baixo rendimento escolar que não é justificado pela falta de capacidades cognitivas e de aprendizagem mas sim, por problemas de génese unicamente emocional.

Os pais e educadores responsáveis devem estar atentos para estes e outros problemas que, se não agora mesmo, mais tarde, tornar-se-ão muito mais sérios, podendo comprometer a adolescência e a vida adulta destas crianças.

Avaliação Psicológica, Psicopedagógica e Diagnóstico

Exame de Funcionamento psicológico: intelectual, emocional e comportamental. Consiste na avaliação psicométrica, através de testes estandartizados e aferidos, segundo as solicitações clínicas. Abrange desde os testes cognitivos, neuropsicológicos, da personalidade, psicopatológicos e de orientação vocacional.

A avaliação psicológica é o primeiro passo para o delineamento e eficácia do tratamento ou acompanhamento. Através da avaliação psicológica informamos o cliente sobre o seu estado de funcionamento psicológico, detectando as áreas em pleno funcionamento e as áreas em que apresente algumas dificuldades.

Crianças:

Avaliação do desenvolvimento cognitivo/intelectual;

Avaliação do desenvolvimento da linguagem e da motricidade;

Avaliação das competências escolares e despiste de dificuldades de aprendizagem (dislexia, dificuldades atenção/concentração);

Avaliação da personalidade e do desenvolvimento sócio-afectivo (dificuldades de relacionamento, distúrbios de conduta, hiperactividade, depressão, ansiedade, etc).

Adolescentes:

Avaliação cognitiva/intelectua

Exame da personalidade e do funcionamento emocional;

Orientação vocacional e profissional (proporciona o auto conhecimento a nível de interesses e aptidões, bem como a aquisição de competências de tomada de decisões).

Apoio e acompanhamento Psicológico

A consulta de apoio e acompanhamento psicológico tem como objectivo o bem-estar individual após delineadas as estratégias de intervenção face a diferentes dificuldades pessoais e interpessoais.

Após a avaliação psicológica e identificação do problema alvo. É traçado um plano de intervenção que visa resolver as dificuldades da criança, jovem ou adolescente, procurando uma melhoria na qualidade de vida, quer a nível das relações interpessoais, quer no desempenho profissional, escolar ou na capacidade para lidar com as emoções e com as vicissitudes da vida.

Nota:
Todos os serviços são realizados individualmente pela psicóloga e o cliente;

Template de Rodapé

AVISO LEGAL:

Em caso de litígio, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em http://www.arbitragemdeconsumo.org e sede em Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa | Campus de Campolide - 1099-032 Lisboa